segunda-feira, 30 de abril de 2007

O verdadeiro significado de Tharsis 2

Muito bem, em comum como já devem ter reparado, o local a nomear é uma terra nova, um mundo novo, por descobrir, documentar, experimentar e conhecer. Apenas se diferenciam as eras cujas desigualdades são subtraídas por todas as dificuldades equivalentes – no séc. XV não é propriamente fácil chegar ao Novo Mundo, ainda para mais o acesso era efectuado por via marítima e no séc. XXI a distância acaba por não ser a mais reconfortante, pois a menor distância a Marte a partir da Terra são 54 500 000 Km, enquanto que a maior distância é 401 300 000 Km, consoante os pontos de localização das suas órbitas – sendo de considerar que enquanto nas Américas do Oeste, ainda que difícil chegava-se lá, o mesmo já não se pode dizer em relação a Marte, cuja diferença acaba por ser colmatada pelos avanços da ciência nas suas mais variadas ramificações específicas. Por isso mesmo se consideram idênticas condições de dificuldade para o acesso.
Por outro lado, temos a questão dos significados. Como vimos atrás, os nomes actuais têm origem em algo pré-existente, salvo algumas excepções é claro, mas na generalidade é isso que acontece. Já vimos a origem do exemplo acima, vejamos agora a origem do nome Tharsis.
Ora bem, a palavra Tharsis que derivou de Tarshish, e que em hebreu significa “jaspe amarela”, é um nome bíblico conhecido como “um porto distante a oeste na costa mediterrânica”. A sua localização ainda hoje é discutida e debatida entre os estudiosos da bíblia. O debate começou cedo em o Septuagint, a versão grega para o Velho Testamento, onde traduz Tharshish como Cartagena. Outros autores identificam Tarshish como Tarsus na Cicília, ou Tartessos na Ibéria. Enfim, ainda ninguém chegou a um consenso…Mas o que se sabe é que este era um ponto importante, na medida que a Bíblia usa os termos barcos de Tarshish para a enorme frota que fazia longas viagens dessa região (uma das possibilidades mais forte é Tartessos, na Ibéria) para Tyre (Líbano), carregado de prata, ferro e outros metais.
Bem, tudo isto é muito giro. Mas o que se conclui daqui?
1 – O uso do nome na aplicação inicial não tem nada a ver com a aplicação final
2 – Quando se quer aplicar um nome a algo, por vezes é preciso ter uma ligação conceptual com o objecto a aplicar
3 – A evolução do nome original faz com que, por vezes, percamos a noção do seu real significado. Esquecemo-nos que todos os nomes têm uma origem, uma estória e história por contar que nos podem ensinar muito
4 – Saber o real significado dos nomes complementa o conhecimento sobre o próprio objecto, embeleza a nossa história, partilha conhecimento connosco
5 – O clássico, “as aparências iludem”
6 – Por outro lado, os significados, evolução dos termos e conclusão é que Tharsis não é um nome bom para uma banda de metal:), o que não quer dizer isto que deixe de ser um nome interessante..

12 comentários:

Janatyhah disse...

Bem, uma mente como a tua só podia fazer parte do conselho. Realmente e finalmente o significado. Poderia ser aplicado ao rock = pedra = calhau = jaspe = quartzo... fiquei foi desiludido com a padeira de Aljubarrota. ;)

NB disse...

Hm, em relação à padeira de Aljusbarrota, posso contar umas estórias mais tarde, ou então..parece-me a mim que tens também bons elementos para enriqueceres a História, não?..:))

Janatyhah disse...

Talvez umas fotos, com soja.

Mateus disse...

asmpi uemqpi eretopi aretopi utapi adpi adeirapi ?

Janatyhah disse...

Possa que este consegue ser mais maluco que eu... repete lá isso?

Mateus disse...

Faço uma proposta ao conselho, temos de criar um código nosso, aceitam? Eu tenho uma ideia para o mesmo mas vou necessitar das vossas ideias para o melhorar...

NB disse...

FDX!!Que é isso men?!..agora gostei da ideia. Dispõe por favor!

Janatyhah disse...

bom.... acho que consegui decifrar um pouco do que escreveste... mas manda lá o código. :)

NB disse...

Eu tenho a impressão que isto são tudo asneiras porque acaba tudo em pi!! :)..

Anónimo disse...

foberdaixsseber queber aixquifx naixober seber aixpreberdebern naixdaix!!!!

Janatyhah disse...

Tão com códigos.... então vou fazer um post para perderem muito tempo... com código.

Anónimo disse...

bom comeco