terça-feira, 24 de abril de 2007

O verdadeiro significado de Tharsis



Há já muito tempo que tinha curiosidade de desvendar o verdadeiro significado de Tharsis, o nome da banda que poderia ter sido a melhor do mundo!!! Na realidade, nunca passou de uma proto-banda, mas isso são outras questões...

Ao princípio, o nome foi adoptado a partir dos vulcões, da planície vulcânica no fim do Valles Marineris na parte Oeste, em Marte, que inspiravam uma mística além fronteiras, tanto inovadora e corrente como imponente e poderosa, devido à sua marcação linear de três vulcões com a proximidade do maior vulcão do sistema solar, o Monte Olimpus. Os três vulcões têm por nome o Monte Ascraeus, o mais a sul, o Monte Pavonis, ao centro da lineação e o Monte Arsia mais a Norte. O Monte Olimpus aparece a Noroeste da região Tharsis contendo, com certeza, uma vista brutal sobre os anteriores e toda a área circundante pois tem uma altura compreendida entre os 22 000 m e 29 000 m de altura (isso mesmo, 22-29 Km) com uma extensão de quase 600 Km (~550 Km, mais precisamente). Só a sua cratera é um “buraco” de 85 Km!Ora, poderia ficar aqui a descrever a geologia e geomorfologia desta bela parte do planeta vermelho mas, na realidade como veremos à frente, o conceito do nome da banda é um equívoco.


Um dia estava a ler um artigo sobre a toponímia do Algarve e cheguei a uma conclusão simples e arrebatadora ao mesmo tempo, sobre a qual nunca tinha reflectido: os nomes que damos aos objectos, locais ou pessoas têm sempre um significado intrínseco, ou seja, querem representar em modo de adjectivo, representativo ou classificativo de acordo com as suas características físicas ou de alguma capacidade, seja ela depreciativa, vantajosa ou virtuosa. Queremos dar um carácter de associação directa, ainda que não seja claro ao observador mais atento e por vezes confrontamo-nos com realidades que não deixam de ser curiosidades. Por exemplo, Califórnia. Não se já sabes a origem do nome, mas esta poderá ter uma origem portuguesa. Há versões que afirmam que, depois da emigração de um grupo de navegadores da região de Sesimbra que ocuparam aqueles novos mundos, no início do século XVI, estes lhe deram o nome precisamente porque esta terra era muito idêntica à sua terra natal (região Sesimbra) e onde especificamente havia o que se chamava Cal fornax, ou seja, forno de cal. Outras versões, dominadas por origens espanholas, dizem que o nome teve origem na expressão Cálida fornax,que significa “Caliente como un horno”, ou mesmo ainda através de mitos medievais (séc. XI) através da “Chanson de Roland” onde Califórnia se aplica a uma região das Índias habitada por amazonas, abundante em riquezas e circundante do Paraíso Terrestre. Depois o tempo e a evolução da língua fizeram com que o termo original se modificasse para o que hoje conhecemos por Califórnia.Assim, tal como tivemos oportunidade de constatar, todas estas origens têm o mesmo objectivo: a melhor caracterização do objecto a nomear, embarcando não só um conteúdo histórico-cultural, mas também o talento de uma toponímia similar circundante e esclarecedora. Mas agora perguntam, “Mas que raio tem tudo isto a ver com o nome Tharsis?”. (to be continued)

2 comentários:

Janatyhah disse...

Está-me a parecer que a padeira de Aljubarrota realmente teve uma grande importancia neste assunto.

P_Antunes disse...

És grande!!